Futebol sem enrolação!

Opinião, resultados, repercussão



  • Editora Draco

  • Posts recentes

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 225 outros assinantes
  • Calendário

    setembro 2010
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Arquivos

  • Acessos

    • 101.686 cliques

Copa do Brasil – Enfim começam as obras

Posted by pythontrooper em setembro 7, 2010


Depois de muita polêmica sobre quem irá pagar a conta, finalmente começaram as obras nos estádios para a copa de 2014. Mas você sabe a quantas andam as obras? sabe pelo menos onde serão os jogos? vamos lá então:

Apesar de que com oito cidades poderíamos fazer a copa, o Brasil já começou inchando o torneio com doze cidades-cede, são elas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

Rio de Janeiro: O Maracanã será o principal estádio da copa e deve receber os jogos mais importantes, além da final do torneio. É esperado que pelo menos uma das três partidas do Brasil na primeira fase seja realizada no “maraca”.

As obras começaram na última semana com a retirada das cadeiras azuis e com a quebra das arquibancadas de concreto onde ficava a antiga geral. O Maracanã deverá receber uma cobertura total em todas as arquibancadas, além de adequações para melhorar a segurança e o acesso ao estádio.

São Paulo: Depois de muito vai e vem sobre onde seriam os jogos na maior cidade do país, o estádio do Morumbí foi vetado dando lugar a uma nova arena que o Corinthians construirá em Itaquera. A presença do presidente do timão Andrés Sanches dentro da CBF (foi até chefe da delegação brasileira na copa de 2010) e a inimizade entre o presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio com Ricardo Teixeira foram cruciais para essa decisão.

Se o Morumbí precisava de poucas adequações para ser sede paulista e local da abertura da copa, o “fielzão” por enquanto é um terreno vazio e um projeto no papel. O estádio que era previsto para 45.000 espectadores irá receber uma forcinha para chegar aos 65.000 e sediar a copa. Por outro lado, apesar de Itaquera ficar na periferia da cidade, ela é servida pelo metrô (o Morumbí dependia de uma nova linha ainda em obras), e não fica distante do aeroporto internacional. Vantagens de acesso que não justificam a escolha.

Belo Horizonte: O Mineirão é um dos que precisam de menos obras para receber a copa, já era um estádio bastante moderno e confortável, era um escolha tão óbvia que quase roubou a abertura de São Paulo.

As obras já iniciadas prevém reforços estruturais e o rebaixamento do gramado. Novos vestiários e salas de imprensa. Como o estádio é público o dinheiro virá do governo do estado de Minas Gerais

A cidade só não ficou mais bem cotada na copa porque tem uma rede hoteleira pequena para um evento desse tamanho e fazer novos hotéis para usar apenas por um mês não é uma opção razoável.

Porto Alegre: A disputa foi grande entre Gêmio e Inter, mas o colorado acabou ficando com a copa. O Beira Rio tem boa localização e como o Mineirão, precisa de pouco para ficar como a FIFA exibe, 150 milhões de reais serão necessários para a colocação de assentos em todo o estádio, bem como fazer a cobertura e modernizar todas as instalações.

Brasília: Você faz uma homenagem a alguém importante, mas depois de um tempo muda a homenagem? É o que acontecerá ao segundo maior jogador da história. Mané Garrincha deverá virar estádio nacional de Brasília e sua capacidade será ampliada dos atuais 35000 lugares para 71000. A cidade tem rede hoteleira ampla mas não tem um transporte público eficiente. Melhor seria gastar menos no estádio e mais na infra estrutura da cidade, pois essa fica para a população depois. Outra pergunta interessante é o que acontecerá no estádio após a copa já que o futebol do Distrito Federal não tem “bala” para um estádio desses.

Cuiabá: Peço desculpas ao mato-grossesnses mas… o que a “cidade verde” está fazendo nessa lista? Cuiabá não precisaria estar entre as doze cidades pois já temos Brasília alí do lado e é outro estado que ficará com um estádio subutilizado. O Verdão será praticamente demolido e dará lugar à Arena Cuiabá onde caberão 43000 espectadores e parte das arquibancadas poderá ser retirada depois do mundial. Mesmo assim eu economizaria os cerca de 340 milhões de reais estimados para a obra. Será um elefante branco que depois terá jogos de Operário e Comercial, uma vez por ano na copa do Brasil.

Curitiba: Outro projeto que já gerou muita polêmica é o da arena da baixada. As obras ainda não foram iniciadas e Curitiba pode até ficar de fora de mundial. As obras no estádio são basicamente de ampliação da capacidade para cerca de 40000 mil lugares com a construção final do anel superior, além disso são previstas melhorias nos vestiários, iluminação e acessos, isso tudo é claro se sair do papel.

Fortaleza: Só em 2011. É quando devem começar as obras no Castelão. Fortaleza segue o mau exemplo do jeitinho brasileiro e vai deixando para depois. Mais do que as obras no estádio, é de infra estrutura que a cidade precisa para abrigar os jogos. Hotéis a cidade tem pois é turística, mas precisa de um sistema de transporte do nível de quem quer ser sede de uma copa do mundo.

Recife: Um novo estádio será construído em São Lourenço da Mata, região metropolitana de recife. Com os três grandes clubes do estádio possuindo sede própria, precisava mesmo de um novo estádio? e fora da cidade? quem vai jogar lá depois da copa? mais 400 milhões gastos em mais uma sede que poderia não ter entrado já que o Nordeste terá outras três cidades na copa.

Natal: O Machadão será demolido e dará lugar à moderníssima arena das dunas.  Os obras seguem em ritmo de tartaruga e problemas com dinheiro a estão atrasando. Natal é mais uma das sedes que talvez fosse desnecessária nessa copa.

Salvador: Se você é daqueles que acha que baiano é devagar saiba que Salvador é uma das cidades mais adiantadas para a copa. A Fonte nova já foi ao chão. O estádio onde um acidente acabou ferindo e matando torcedores num desabamento de parte das arquibancadas dará lugar a uma moderna arena multiuso com capacidade em torno dos 50000 lugares. A cidade também terá um novo transporte de ônibus rápido sobre trilhos e revisão no porto e aeroporto. A previsão é que no final de 2012 esteja tudo pronto para uso na copa das confederações em 2013.

Manaus: A cidade entrou no bolo para que todas as regiões do país fossem representadas mas a escolha mais óbvia em termos de futebol seria Belém, que ficou de fora.

Mas como o governo queria que a Amazônia fosse representada na copa e Manaus tem mais infra estrutura que belém ela acabou levando. O Estádio Vivaldão dará lugar a uma nova arena multiuso com shopping center e outras atrações já que o estádio deve ser subutilizado após a copa devido ao fraco futebol no estado, pelo menos as obras estão dentro do cronograma e a cidade está recebendo obras também na parte de transportes, que ficará de melhoria para a população.

Continuaremos acompanhando o andamento e noticiando aqui no futeboliche

Uma resposta to “Copa do Brasil – Enfim começam as obras”

  1. álvaro said

    eu queria muito saber oque acontecera com alguns estadios depois da copa como:brasilia,cuiabá e manaus.pois estadios tao modernos como esses nao podem ser utilizados so na copa do brasil e divisoes baixas.
    Por que nao colocar esses estadios na 1ª divisao.Ex:pega um time brasiliense e colok na 1ª com o estadio nacional de brasilia, a mesma coisa com o estadio Verdão e o estadio Vivaldão.Por que com esses atos o futebol brasileiro crescera muito!!!

Deixe um comentário