Futebol sem enrolação!

Opinião, resultados, repercussão



  • Editora Draco

  • Posts recentes

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 225 outros assinantes
  • Calendário

    abril 2013
    S T Q Q S S D
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  
  • Arquivos

  • Acessos

    • 101.685 cliques

Entenda porque o São Paulo perdeu para o The Strongest

Posted by pythontrooper em abril 7, 2013


The_StrongestO futebol brasileiro vive o seu melhor momento na história em termos de América do Sul. Antes freguês de clubes Uruguaios e, principalmente argentinos, o nosso futebol domina o continente. Nós estivemos em praticamente todas as finais de Libertadores nos últimos dez anos faturando vários títulos. Como é possível então o São Paulo não ser capaz de vencer o The Strongest?

O futebol da Bolívia é, ao lado de Venezuela e Peru, o mais fraco do do continente. Para se ter uma ideia, os times de lá teriam dificuldades na nossa série B do brasileirão, tal o baixo nível técnico de um país com apenas doze times em sua primeira divisão.

Toda essa realidade somada à necessidade da vitória fez com que o São Paulo resolvesse que a melhor tática era ir pra cima dos bolivianos. O mesmo time paulista já havia goleado o Bolívar, líder do atual campeonato boliviano pela pré-Libertadores e a ideia era repetir o feito.

Esse foi o primeiro erro são-paulino  Ney Franco montou um time ofensivo com apenas um volante de marcação e com Ganso em campo, reconhecidamente um jogador que não marca e corre pouco em campo. Pra complicar um pouco, a defesa do time estava desfalcada, principalmente pelas laterais com jogadores inexperientes e com qualidade inferior aos titulares.

O segundo erro fatal foi ignorar a altitude. Não é frescura, jogos em altitudes muito elevadas tem características próprias que devem ser respeitadas. Os jogadores brasileiros produzirão menos pois cansarão mais rápido devido à menor capacidade aeróbica. Propor então um jogo de velocidade não é uma boa ideia. A bola corre mais com o menor atrito do ar e os nossos jogadores correm menos. Seria inteligente então propor um jogo de toque e posse de bola. Esse foi o erro fatal.

O São Paulo não conseguia usar a velocidade como gostaria e permitiu ao The Strongest espaço para chutar de longe, exatamente o que o time boliviano queria. Não havia volantes para fechar esse espaço e os meias não sabem e não aguentavam fazer isso. E foi com dois chutes de longa distância que o São Paulo saiu derrotado.

Vale aqui citar a situação de Rogério Ceni. De um ano pra cá, o lendário goleiro e ídolo maior do time vem apresentando sinais da idade. Com problemas com o tempo de bola, ele vem falhando constantemente e pode ser a hora de pensar em aposentadoria. No jogo anterior contra o Corinthians pelo Paulistão, Ceni deu duas pixotadas dignas de um garoto inexperiente e acabou cometendo um pênalti devido à falta de tempo de boa. O segundo gol boliviano saiu de uma bola defensável em que Rogério Ceni falhou.

Fica a lição para os nossos times quando tiverem jogos na altitude novamente mas agora é hora de pensar adiante. O São Paulo é o time brasileiro mais ameaçado de eliminação na primeira fase da Libertadores. Para avançar, o tricolor precisa bater o Atlético Mineiro, sensação do torneio, no Morumbi, se possível com boa diferença de gols e ainda secar o The Strongest que joga contra o Arsenal na Argentina. Um empate tricolor ou vitória do The Strongest eliminam o time brasileiro.

E você caro leitor, acredita que o tricolor avance? acha que esse time merece ficar de fora ou pode ainda sonhar com o título? deixe o seu comentário.

2 Respostas to “Entenda porque o São Paulo perdeu para o The Strongest”

  1. Eu acho que a única maneira do SPFC passar de fase é com a boa e velha mala branca ao Atlético MG. Se o JuJu pagar, o Atlético poderá perder e facilitar as coisas, afinal, já está classificado e não faria diferença na posição do grupo, pois continuaria em primeiro lugar. Quanto ao Strongest, não sei se ele consegue ser pior que o Arsenal na Argentina… vamos ver. Curiosidade: Se o SPFC se classificar, pega o Atlético MG de novo!! Sim, o melhor primeiro lugar enfrenta o pior segundo lugar entre os classificados, ou seja, mais uma razão pro Atlético aproveitar a chance de levar uma graninha do SPFC!

  2. PH said

    Não acredito na classificação do São Paulo devido as combinações necessárias. A vitória sobre o Atlético-MG não me parece provavel, nem para mim que sou torcedor do Corinthians e nem mesmo para o mais fanático sao paulino. O time da capital mineira não irá sequer pensar na possibilidade de facilitar para o SP ja sabendo que ele será o próximo adversário, isto seria reviver um time muito acostumado a ganhar campeonatos continentais e um risco muito grande para o Galo, mesmo no atual momento do SP.
    Na outra partida, não vejo o Arsenal de Sarandí tão favorito assim sobre o Strongest, como muitos estão dizendo. Não digo que aposto na vitória do Strongest mais sim que será um jogo muito aberto e imprevisível, um empate me soa bem provável.
    Não podemos esquecer que dependendo de algumas combinações podemos ter até um empate em todos os critérios de desempate e a vaga ser decidida por sorteio, isto sim seria bem divertido…

Deixe um comentário