Futebol sem enrolação!

Opinião, resultados, repercussão



  • Editora Draco

  • Posts recentes

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 225 outros assinantes
  • Calendário

    agosto 2013
    S T Q Q S S D
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Arquivos

  • Acessos

    • 101.657 cliques

Sorteio da copa do Brasil é vergonhoso

Posted by pythontrooper em agosto 8, 2013


cornetaFoi realizado no dia 06/08/2013 o “sorteio” para as oitavas de final da copa do Brasil 2013. E por que sorteio entre aspas? Porque de sorteio não teve quase nada. O chaveamento tinha tantas regras pré estabelecidas que era melhor a CBF ter agrupado os times do jeito que os interesses da entidade sugeriam do que fazer esse papelão público.

Grandes ainda mais favorecidos: Os times que disputaram a libertadores ganharam o privilégio (justo) de entrar somente nessa fase do torneio ao invés de não poder disputá-lo. Faz sentido já que os times de melhor campanha no brasileirão acabavam punidos por não poder disputar a copa. Mas o caldo acabou saindo mais caro que o peixe.

Segundo as regras do sorteio haveriam dois potes: Um com os times que disputaram a Libertadores, mais o Vasco que herdou a vaga do São Paulo, esse sim punido por ter sido o campeão da Sul Americana além de Flamengo e Internacional pelo ranking da CBF. Só essa regra já obrigava os pequenos a enfrentarem jogos difíceis pois não poderiam mais cruzar entre sí, porém ainda deixava o Palmeiras, por exemplo, no pote A mesmo disputando a série B e sendo, em teoria, um dos mais fracos dos dezesseis.

Mas a CBF queria mais e ainda definiu, sem explicação plausível que algumas equipes só poderiam se enfrentar na final, como Fluminense e Corinthians por exemplo. Por que? Como já dissemos sem explicação plausível.

Com isso era esperado que alguns grandes tivessem o caminho facilitado para que avancem às quartas. É a CBF e sabe-se lá quem mais (redes de tv talvez) forçando uma elitização do nosso futebol e atacando sem dó os times menores do país. Veja os confrontos:

Corinthians x Luverdense: E não é que logo o queridinho da tv pegou uma barbada? O Corinthians teve o seu caminho extremamente facilitado pelo “sorteio” que o colocou contra o Luverdense e ainda decidindo em casa. Para o Verdão do Mato Grosso sobram as migalhas de ficar com a renda do jogo de ida e a sensação que mesmo que o time supere o timão em campo, algo pode acontecer para preservar o time paulista. Quem não se lembra da final contra o Brasiliense?

Grêmio x Santos: O Grêmio não deu sorte no sorteio e pegou um time mais tradicional. Só que o momento das equipes coloca o tricolor gaúcho como favorito, principalmente porque decide em sua nova arena. Quem sair daqui pega o Corinthians nas quartas.

Salgueiro x Internacional: O Inter também deu sorte e tem o caminho mais tranquilo até a semi final. Decide contra o pequeno Salgueiro fora de casa mas deve avançar sem dificuldades e ainda será favorito contra Palmeiras ou Atlético-PR

Atlético-PR x Palmeiras: Aqui um duelo equilibrado entre um time forte para a série B e um fraco para a série A. O Atlético tem a vantagem do mando da volta mas com seu estado em reformas para a copa, joga na pequena Vila Capanema, casa do rival Paraná Clube.

Goiás x Fluminense: Segundo a CBF, o Fluminense é uma espécie de “cabeça de chave” por ter vindo da libertadores e por isso abre o outro lado da chave. O time que ainda busca se acertar tem um confronto complicado contra o Goiás e corre riscos de não avançar.

Vasco x Nacional: A campanha histórica do primeiro time do estado do Amazonas a chegar às oitavas do torneio parece que terá fim. O time pega o Vasco, que não é um dos melhores times do país, mas vem sendo bem reforçado nas últimas semanas e ainda decidirá em casa. Mesmo em Manaus é provável que a torcida vascaína seja maior que a do time da casa. Ficou difícil para o tradicional time amazonense. Podemos ter Fluminense e Vasco numa quarta de final.

Atlético-MG x Botafogo: O Campeão da Libertadores enfrenta um dos líderes do brasileirão num confronto que pesa levemente para o time de Minas. Isso porque a volta será no Independência onde o Galo é quase imbatível. Mas será que o Atlético já garantido para a próxima Libertadores irá com tudo na copa do Brasil  ou vai relaxar? É aí que o fogão pode avançar.

Flamengo x Cruzeiro: E não é que mineiros e cariocas se encontraram de novo? Cruzeiro e Flamengo fazem um confronto equilibrado mas que novamente tende para o time mineiro, em melhor momento, mais pronto que o time carioca que vive em constante reformulação. O Cruzeiro tem a desvantagem de decidir no Maracanã e dependendo dos resultados podemos ter um clássico nas quartas entre Cruzeiro e Atlético ou Botafogo e Flamengo. Com os quatro cariocas no caminho B e três paulistas no A podemos ter clássicos nas semi finais também, lembrando que também pode haver um GRE-NAL no lado A da tabela.

É uma pena que um torneio que deveria ser democrático seja direcionado para os grandes. Eles já tem melhores condições financeiras, torcidas enormes estrutura melhor. Não precisam dessa ajuda deliberada para serem campeões.

Um sorteio de verdade colocaria todo mundo no mesmo balaio e seguiria os confrontos que saíssem, fossem quais fossem.

 

Deixe um comentário